Psicólogo Jair Donato

CRP/MT - 18/04490

Psicólogo (CRP/MT – 18/04490, psicoterapeuta Brainspotter, com formação no método psicoterapêutico Brainspotting. Jornalista, palestrante, professor universitário de graduação e pós-graduação, escritor, editor. Mestre em Ensino Acadêmico, especialista em Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (MBA). Há mais de vinte anos, atua como consultor de Desenvolvimento de Pessoas.

Também desenvolve trabalhos como ghostwriter, apresenta o programa semanal de rádio “Umanos Literário” (rádio Metrópole FM de Cuiabá), escreve artigos para jornais, sites e coordena projetos literários. É o idealizador do “Projeto Literário PESSOAS” e do “Curso PROJETO DE VIDA – Sua Vida em 20 anos”. Organizador e coautor do livro “Pessoas: Foco & Desenvolvimento” (2016). Organizador do livro “Pessoas & Psicologias (2017)”; Organizador e coautor dos livros: “Pessoas & Qualidade de Vida” e “Pessoas & Bem-Estar” (2019). Organizador dos livros “Bem Nascer & Bem-Viver” e “Pais, Filhos & Emoções” (2021).

Desde 2001, quando ainda cursava faculdade de Comunicação Social, Jair Donato despertou o interesse pelas causas socioambientais. Realizou centenas de conferências sobre o tema para milhares de pessoas. Em 2007 foi o primeiro cidadão a realizar uma conferência na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, sobre Mudanças Climáticas. Em 2008, Ano Municipal do Planeta Terra, conforme Decreto 4.619, Jair Donato recebeu da prefeitura Municipal de Cuiabá o troféu exclusivo “Planeta Cuiabá”, como reconhecimento pelo “Projeto Mudanças Climáticas – para sustentabilidade do planeta Terra”, trabalho desenvolvido nos bairros da Capital mato-grossense.

Como jornalista, publicou mais de 150 artigos sobre sustentabilidade. Um deles, sobre a Amazônia, foi publicado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), em parceria com o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, através do programa ‘Escrevendo o Futuro’ no Caderno de Orientação ao Professor. Foram milhares de cópias distribuídas aos professores do País como ferramenta para ser incorporada ao dia a dia escolar. Esse foi o resultado de um trabalho que o MEC encontrou para realizar uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação, idealizado para fortalecer o ensino no País. O objetivo da escolha do artigo pela comissão da ‘Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro’ foi a formação de opinião através de pontos de vista sobre a questão das alterações climáticas e enriquecer o trabalho nas escolas com crianças e jovens dos vários cantos do Brasil.

“A influência das cenas de violência da TV no comportamento humano” (2001) foi o tema da pesquisa apresentada como trabalho de conclusão do curso de graduação do curso de Jornalismo. E, na dissertação de mestrado em Ensino Acadêmico, defendeu o tema: “Possíveis impactos do uso do dispositivo móvel eletrônico smartphone na formação de adolescentes” (2019).

Também escreve artigos sobre carreira, desenvolvimento pessoal, liderança, comportamento, gestão de pessoas, negociação, competências, gestão do conhecimento, inteligência emocional, crenças e valores, relacionamento interpessoal, qualidade de vida, motivação e uma série de assuntos ligados ao potencial humano.

Quer falar comigo?

Posso te ajudar com atendimento em psicoterapia, palestra, T&D ou consultoria? Clique no botão ao lado para falar comigo.

© 2021. Todos os direitos reservados.

Criado por Henrique Rolim